A capacitação iniciou-se com as boas vindas dadas pela Sra. Maria das Graças dos Santos, assessora técnica da Superintendência de Vigilância em Saúde de Alagoas, seguida por uma apresentação sobre a BVS Ripsa, feita pela Sra. Sônia Mendes da Ripsa Nacional.

Sobre a BVS Ripsa, Sônia ressaltou que suas fontes de informação são instrumento estratégico que pode ser utilizado como insumo de apoio na elaboração dos trabalhos realizados pela Rede, bem como para a disponibilização on-line dos mesmos.

No período da manhã a técnica da Bireme, Andreia Santos apresentou as fontes informacionais disponíveis na BVS Ripsa, como o Portal de Fichas de Indicadores e a base de dados com a produção da Ripsa. Mostrou também os recursos do Portal de Pesquisa da BVS, destacando as mais de 70 bases disponíveis. Além disso, os técnicos foram instruídos na elaboração de estratégias de busca para as pesquisas nas diferentes bases. 

À tarde, o treinamento foi para a operação e administração dos portais BVS dos estados, quando a bibliotecária Juliana Sousa, da Bireme, apresentou a estrutura e funcionalidades do CMS Wordpress, gerenciador de conteúdo utilizado para a construção dos Portais. Além da teoria, houve a parte prática, oportunidade onde foi possível a inclusão de conteúdo. 

Acesse abaixo as apresentações do treinamento:

Apresentação BVS Ripsa Alagoas - Sônia Mendes

Busca por informação e evidência científica na BVS Ripsa e no POrtal de Pesquisa da BVS - Andreia Santos

Gestão e Administração do Portal BVS Ripsa no estado - Juliana Sousa